top of page

Projetos Estruturais.

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso (desmoronamento) como também patologias (trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos,etc.) que podem ocorrer em uma edificação.

 

Trata-se de um estudo fundamental para:

 

- Racionalização das peças e componentes da estrutura;

 

- Especificação dos tipos e características dos materiais a empregar;

 

- Estudo prévio do tipo de fundação mais indicado para sua obra.

 

 

Desde modo, o projeto estrutural funciona como um tripé composto por três pernas: segurança, economia e durabilidade, juntamente com o conceito de sustentabilidade. Se uma dessas “pernas” não for contemplada, descaracteriza o projeto e perde sua funcionalidade.

 

Uma estrutural mal dimensionada pode, até, não cair, mas trazer problemas como trincas que são, na maioria das vezes, de solução muito difícil e cara.

     

Para elaboração do Projeto Estrutural será necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Esse documento, detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens, apresenta o perfil do solo abaixo do nível zero, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações. Sem ele o engenheiro projetista de estruturas deverá prever, por medida de segurança, resistências do solo inferiores, aumentando conseqüentemente as bases das fundações. Em construções de mais de dois pavimentos o Laudo de Sondagem é indispensável.

 

 

Projetos Estruturais na ConstruExpress


Todo projeto estrutural elaborado pelos profissionais da ConstruExpress, segue as etapas descritas a seguir.


1. Etapa  - Definição do tipo de estrutura e especificação dos materiais


O engenheiro estrutural sugere ao cliente as opções de estruturas e materiais a serem utilizados que se adéquam à edificação a ser projetada. Os tipos de estrutura podem ser:

- Concreto armado

- Alvenaria estrutural (blocos de concreto, blocos cerâmicos, tijolo ecológico)

- Estrutura metálica

- Estrutura de madeira

 


Os materiais podem ser:

- Blocos cerâmicos ou de concreto

- Lajes moldadas in loco ou pré-fabricadas, tipo treliça, protendidas, steal-deck

- As paredes divisórias poderão ser feitas com blocos cerâmicos, de concreto ou dry-wall.

- Utilização de forro falso de gesso, para esconder as vigas e embutir tubulações.

- Locação de pilares, visíveis ou não.


2. Etapa  – Estudo preliminar


Com os dados obtidos:

- Planialtimétrico

- Sondagem

- Tipo de estrutura, especificação dos materiais a serem utilizados

o engenheiro estrutural elabora o estudo preliminar, locando os pilares e lançando a estrutura, de forma a atender os anseios de seu cliente, otimizando o fator custo-benefício, facilitando a execução, as interferências de instalações hidráulicas e elétricas, de forma que os prazos para execução sejam minimizados e a edificação fique com uma estrutura limpa e arrojada, ou seja, com pilares e vigas embutidos nas alvenarias, vãos livres de vigas e lajes arrojadas, sem interferência das instalações hidráulico-sanitárias, permitindo a manutenção destas evitando quebras e conseqüente recuperação dos revestimentos.


3. Etapa – Apresentação do estudo preliminar


Apresentação das plantas de formas dos pavimentos da edificação pré-dimensionadas, afim de obter a aprovação do cliente (arquiteto, engenheiro, empreiteiro, investidor), no que se refere à solução estrutural adotada.


4. Etapa - Processamento e dimensionamento dos elementos estruturais

 

- Pilares

- Vigas

- Lajes

- Escadas

- Caixas d’água, reservatórios, piscinas

- Cortinas de contenção

- Muros de arrimo


Impressão das pranchas de desenho, com resumo quantitativo dos materiais e notas orientativas sobre a execução. (Veja aqui exemplos de pranchas) 


5. Etapa 

 

Entrega dos projetos memoriais técnicos e A.R.T. na obra, orientando sobre a execução e dirimindo eventuais dúvidas.


6. Etapa  – Inspeção


Após a execução das formas e armação da ferragem, mediante a solicitação do cliente, confere a ferragem para liberação da concretagem.

 

Fique tranquilo! Somos especializados em dimensionamento estrutural e com uma equipe ágil para te auxiliar.

 

Não perca mais tempo e faça agora mesmo orçamento específico para sua obra. Agendamos visita presencial e sem compromisso! A ConstruExpress oferece total apoio ao cliente desde as projeções de iniciás até a efetiva execução da obra.

Cobrimos qualquer oferta e garantimos a tranquilidade e segurança que só uma empresa competente pode proporcionar!

 

 

 

bottom of page